Bem-vindo ao universo das novidades no gmail, onde a Google caprichou mais uma vez e trouxe a Caixa prioritária para facilitar a sua vida digital. Neste passeio pelos recursos, vou compartilhar dicas valiosas para você tirar o máximo proveito dessa inovação. Se você ainda não se inteirou sobre a Caixa prioritária, não perca tempo e confira nosso artigo sobre “Como usar a Caixa prioritária do Gmail”.
Definir o que é importante pode ser uma tarefa desafiadora, até mesmo para a Google. No entanto, com essas dicas, você pode “adestrar” a Caixa prioritária e garantir que ela se alinhe perfeitamente às suas necessidades.
1 – Ao ativar o recurso, fique de olho
Assim que você ativa a Caixa prioritária, ela já começa a trabalhar, vasculhando sua Caixa de entrada e classificando as mensagens. Dê uma olhada nessa classificação inicial e ajuste conforme necessário. Se uma mensagem importante ficou de fora ou se uma menos relevante foi incluída, utilize os botões “+” e “-” para corrigir isso.
2 – Se errar, corrija
A palavra “adestrar” pode soar curiosa, mas se a Caixa prioritária errar, você tem o poder de corrigir. Selecione a mensagem categorizada erroneamente e use os botões mencionados anteriormente (+ e -) para ajustar. Você também pode fazer isso através do teclado, usando as teclas correspondentes.
3 – Personalize sua Caixa
Por padrão, o Gmail organiza a Caixa prioritária em três áreas: “Importantes e não lidas”, “Com estrela” e “Todas as demais”. Você pode personalizar essas seções, trocando e configurando os padrões ou adicionando uma nova seção, baseada em marcadores, por exemplo.
Acesse as configurações da Caixa prioritária e, na seção “Seções da Caixa prioritária”, configure cada uma delas ou adicione novas. Essa personalização também pode ser feita no cabeçalho de cada mensagem.
Cada seção possui uma seta ao lado, um botão que abre um menu de contexto para configurar as seções. Use este menu para adicionar mensagens com estrela, por exemplo. Clique em “Mais opções…” para aplicar um marcador a uma seção, se preferir.
Além de personalizar as seções, você pode definir o número máximo de itens exibidos em cada uma delas.
Para exibir a quarta seção, escondida por padrão, observe as opções. Repare que a terceira seção listada está marcada como “Vazia”. Clique em “Adicionar seção” para configurá-la.
4 – Utilize Filtros
Aproveite o recurso de filtros que o Gmail oferece desde sempre para garantir que todas as mensagens sejam entregues. Crie um novo filtro e marque a opção “Sempre marcar como importante”. Da mesma forma, utilize a opção “Nunca marcar como importante” para evitar que mensagens desnecessárias cheguem à Caixa prioritária.
Se você já possui um filtro e deseja aprimorá-lo, use a Caixa prioritária para não descartar completamente as mensagens filtradas. Nas configurações da Caixa prioritária, marque a opção “Substituir filtros”. Dessa forma, as mensagens filtradas, mas que podem ter conteúdo relevante, são incluídas na Caixa de entrada.
5 – Arquive
A seção “Todas as demais” pode ser uma ótima ferramenta para “treinar” a Caixa prioritária. Clique na seta ao lado do título da seção e em “Arquivar todos os itens visíveis”. Para arquivar mais mensagens de uma só vez, use o mesmo menu para exibir mais itens e, em seguida, apague-os.
6 – Use a Busca
Aproveite a busca do Gmail para listar todas as mensagens marcadas como importantes, tanto lidas quanto não lidas. Basta usar a palavra-chave “is:important” (sem as aspas).
7 – Voltando à Caixa de Entrada Normal
Se deseja deixar a Caixa prioritária em segundo plano, uma alternativa é simplesmente usar o menu à esquerda e clicar em “Entrada”. Para abrir sua conta no Gmail sempre na caixa de entrada comum, vá às configurações e, em “Caixa de entrada padrão”, selecione a opção “Entrada”. Dessa forma, a Caixa prioritária é mantida, mas não é exibida