Mais do que simplesmente criar perfis em diferentes mídias sociais, é necessário elaborar estratégias para que a sua empresa seja capaz de atingir seus objetivos. Muitas companhias não focam suas estratégias de marketing e acabam virando spam, comprometendo a eficácia das mensagens.
Depois de avaliar se a sua empresa possui as condições necessárias para marcar presença nas redes sociais, considerando tanto a sua estrutura quanto a situação financeira, é fundamental traçar as metas que você deseja alcançar. Lembre de analisar os resultados após colocar suas ações em prática, principalmente para identificar o que pode ser melhorado para saber como não transformar seu empreendimento em spam.
No caso do email marketing, é muito fácil cair no spam dos seus contatos, principalmente se o provedor de destino for o hotmail entrar uma vez que neste caso os filtros são muito altos. Por isso, você deve ter vários cuidados para que isso não aconteça. O primeiro deles é evitar o envio de apenas imagens, uma vez que esse tipo de conteúdo pode ser considerado spam por provedores. Sendo assim, misture imagens com textos, o que deixa a visualização mais agradável.
Seu email marketing deve ser uma mensagem em HTML e não é indicado enviar arquivos em anexo, especialmente os arquivos executáveis (.exe). No caso de imagens, é melhor criar uma referência para elas no corpo do email, colocando-as no seu provedor de hospedagem ou na sua ferramenta de email.
Sempre utilize uma ferramenta de envio para qualquer tipo de conteúdo, pois essas ferramentas contam com servidores espalhados em vários países, prevenindo que somente um endereço IP receba toda a carga de envio. Além disso, essas ferramentas garantem um controle mais eficaz sobre a campanha, exibindo relatórios de envios, visualizações, cliques, entre outras informações.
Cuidado na hora de preencher o campo “Assunto” do email, assim como o próprio conteúdo da mensagem, pois vários termos são passíveis de punição (de tanto serem usados), fazendo com que o email vire spam. Por isso, evite escrever “Promoção”, “Grátis”, “Oferta”, “Compre”, etc. É claro que esses termos são os primeiros que vêm à mente na hora de divulgar algo, mas tente usar sua criatividade para chamar a atenção dos contatos e ainda escapar do filtro do spam.